Olá a todos,

Há algum tempo atrás saiu legislação sobre a sua remoção em estabelecimentos públicos (podem ver o artigo Resumo Lei nº2/2011 caso vos interesse).
Mas... Será que o amianto existente no fibrocimento é realmente uma ameaça?
O fibrocimento foi largamente utilizado em coberturas de edifícios e as fibras de amianto constituem cerca de 10 a 20% do mesmo.
Através de uma amostragem de análises efectuadas pelo Instituto Superior Ricardo Jorge desde os anos 90 verificou-se um aumento no interesse em saber a qualidade do ar nos edifícios com coberturas de fibrocimento nos últimos anos.
Os resultados demonstram que existe uma pequena percentagem de locais (cerca de 2%)que efectivamente estão acima do legalmente recomendado no que diz respeito à concentração de fibras no ar (e isto inclui todas as fibras, não apenas o amianto). Porém, a grande maioria encontra-se dentro do que seria esperado.
Portanto, chegamos à conclusão, segundo esta amostragem, que desde que o fibrocimento esteja em bom estado de conservação, é um material que concerne baixo risco relativamente às fibras de amianto.
Obviamente, que a sua deterioração já dará outros valores, pelo que nesse caso o risco será importante, eliminando-o fazendo algum tipo de controlo.
Até à próxima!
Fonte:
Avaliação da contaminação do ar por fibras respiráveis em edifícios com materiais em fibrocimento. Instituto Ricardo Jorge. Julho 2014
Sem comentários:
Publicar um comentário