terça-feira, 4 de novembro de 2014

Riscos Químicos - fibrocimento é realmente uma ameaça?

                                 Olá a todos,

Para quem ande nestas coisas da segurança no trabalho, o amianto faz parte de riscos químicos a ter em consideração pois demonstrou ser, através de vários estudos, uma substância que efectivamente pode causar graves danos pulmonares. Como tal, existe legislação relacionada com este risco.

Há algum tempo atrás saiu legislação sobre a sua remoção em estabelecimentos públicos (podem ver o artigo Resumo Lei nº2/2011 caso vos interesse).

Mas... Será que o amianto existente no fibrocimento é realmente uma ameaça?

O fibrocimento foi largamente utilizado em coberturas de edifícios e as fibras de amianto constituem cerca de 10 a 20% do mesmo. 

Através de uma amostragem de análises efectuadas pelo Instituto Superior Ricardo Jorge desde os anos 90 verificou-se um aumento no interesse em saber a qualidade do ar nos edifícios com coberturas de fibrocimento nos últimos anos.

Os resultados demonstram que existe uma pequena percentagem de locais (cerca de 2%)que efectivamente estão acima do legalmente recomendado no que diz respeito à concentração de fibras no ar (e isto inclui todas as fibras, não apenas o amianto). Porém, a grande maioria encontra-se dentro do que seria esperado.

Portanto, chegamos à conclusão, segundo esta amostragem, que desde que o fibrocimento esteja em bom estado de conservação, é um material que concerne baixo risco relativamente às fibras de amianto. 

Obviamente, que a sua deterioração já dará outros valores, pelo que nesse caso o risco será importante, eliminando-o fazendo algum tipo de controlo.

Até à próxima!

Fonte:
Avaliação da contaminação do ar por fibras respiráveis em edifícios com materiais em fibrocimento. Instituto Ricardo Jorge. Julho 2014

Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...