sexta-feira, 6 de abril de 2012

Risco Psicossocial- O que é?

Como deverão saber, em 2012 a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) está a promover a Campanha de Avaliação de Riscos Psicossociais. Como tal achei pertinente debruçar-me sobre este tema neste blog.


Relativamente ao trabalho, vários estudos têm demonstrado que as condições do posto de trabalho, forma de organização, controlo, autonomia, relações interpessoais, relação entre as exigências do cargo e as capacidades do próprio trabalhador, remuneração e segurança física, são factores relevantes para o bem estar psicológico dos trabalhadores.


Quando entramos no conceito de risco psicossocial, existe uma área cinzenta entre as próprias características do indivíduo e a sua postura perante o trabalho. Portanto, a meu ver, os riscos psicossociais no trabalho por vezes são subjectivos e dependem muito de quem os avalia e da altura em que são avaliados, no entanto existem e são reais, devendo o técnico de segurança e consequentemente o empregador prestar atenção a este tipo de riscos.

De salientar que o termo psicossocial tem sido utilizado para referir uma grande variedade de factores psicológicos e sociais que se relacionam com a saúde e a doença mental (Binik, 1985).

Existem várias definições relacionadas com este tipo de riscos nomeadamente:

- “todos os aspectos do desenho e gestão do trabalho e do contexto organizacional que têm potencial para causar dano físico ou psicológico” (Cox & Griffiths, 2005)


Enquadram-se dentro dos riscos psicossociais:

- Violência no trabalho;

- Consumo de álcool e de psicotrópicos em contexto de trabalho;

- Discriminação (HIV, homossexualidade, entre outros factores);

- Stress.

- Assédio

Até à próxima
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...