quarta-feira, 21 de março de 2012

O que fazer quando os valores limite de exposição profissional obrigatório do Chumbo são ultrapassados?

Caso exista ultrapassagem do valor limite de exposição profissional obrigatório, ou seja, 0,075 mg/m3 para uma média ponderada de 40 horas. O empregador deverá ter um plano de acção preparado para caso desta situação ocorrer.

Deverão ser colhidas pelo menos três novas amostras representativas da exposição média ao chumbo. Cada um com uma duração de colheita não inferior a quatro horas. Caso se verifiquem 3 valores de concentração inferiores ao valor limite em quatro amostras colhidas durante uma semana, considera-se que o valor limite não foi ultrapassado.

Eu sugeria que, caso seja identificado este risco na Avaliação de Riscos o mesmo seja tido em conta na elaboração do Plano de Prevenção, através da disponibilização de meios adequados de primeiros socorros e do Plano de Emergência da empresa. O mesmo deverá conter simulacros periódicos para situações de emergência para agentes químicos.

Deverão existir sistemas de comunicação e alarmes para assinalar os riscos acrescidos para a segurança e saúde.

Tendo isto feito, os trabalhadores deverão ser informados dos procedimentos a adoptar

A área onde o valor limite foi ultrapassado deverá ser circunscrita a apenas trabalhadores indispensáveis às operações de reparação ou outras estritamente necessárias.

Deverão ser identificadas as causas para a ultrapassagem dos valores e agir sobre as mesmas.

Os trabalhadores que efectuem trabalhos nas zonas em que os valores limite foram ultrapassados deverão utilizar vestuário de protecção, EPI’s e outros equipamentos específicos adequados à situação.

Além disso, deverá proceder-se a nova determinação da concentração de chumbo no ar e avaliação da exposição profissional do trabalhador de forma a verificar a eficácia das medidas adoptadas.

Se não for possível no prazo de um mês a resolução da situação, deverá ser ouvido o médico responsável pela vigilância e saúde dos trabalhadores, nomeadamente:
- Determinação dos parâmetros biológicos dos trabalhadores expostos e verificação da ultrapassagem do respectivo valor limite.

Até à próxima.
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...