Como Técnica de Segurança e Saúde no Trabalho, o mês de Abril costuma ser ocupado com o preenchimento do relatório anual de SHT (entre outras actividades).
Denoto na minha actividade a existência de várias empresas de serviços externos de Segurança no Trabalho que nesta altura "encerram" para o preenchimento dos relatórios.
Pergunto-me o que é que metem nos relatórios uma vez que a grande maioria não mete os pés nos clientes (atenção que estou apenas a referir-me aos serviços de SST e não de medicina no trabalho, pois estes, apesar de tudo lá vão aparecendo nas suas unidades móveis com consultas de 5 minutos para inglês ver).
Chego a conhecer o caso de uma empresa que faz serviços externos de SST em que cada técnico tem 100 empresas a seu cargo. E atenção! Esta empresa tem autorização da ACT para efectuar serviços, o que torna a coisa ainda mais impensável.
Digam-me como é que um técnico consegue fazer cumprir o mínimo da lei com 100 empresas a seu cargo? Claro que não consegue.
Felizmente para este tipo de empresas de consultadoria, a grande maioria dos empregadores não sabe o que exigir, pagando praticamente quem lhe preencha o relatório anual de actividades e pouco mais.
No entanto continuo a perguntar-me: o que é que metem nos relatórios?
Até à próxima
Sem comentários:
Publicar um comentário